Fundamental para manter órgãos vitais como coração, fígado e rins em bom funcionamento, a hidratação do organismo é ainda mais importante com a chegada das altas temperaturas. E nada melhor do que beber água para repor o líquido perdido com o suor. “Além de não apresentar contra-indicação, a água atua em reações químicas essenciais para nossa sobrevivência, como a regulação da temperatura corporal e o transporte de nutrientes no organismo”, afirma a nutricionista Aline Nascimento.
O desafio, porém, é lembrar-se de tomar a quantidade recomendada do líquido diariamente – de 2 a 3 litros. Segundo Aline, o ideal é que a ingestão de água ocorra gradualmente durante todo o dia, devido ao aumento do risco de desidratação. “Uma boa dica é sempre ter uma garrafinha com você, seja no carro, no trabalho, em casa ou na academia.”
Já a nutricionista Silvana Matos observa que, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, o consumo de água não deve ser dosado pela sede. “A sede é um sinal de que nosso organismo já está desidratado, por isso é preciso se disciplinar para ingerir líquido antes disso”, diz. E para quem não gosta de água pura, a nutricionista sugere a adição de folhas de hortelã, alecrim, erva-doce e até de frutas, como laranja e limão.
Os sucos naturais são mais uma alternativa saudável de hidratação. Embora essas bebidas não devam substituir a água, elas são opções refrescantes e saborosas para o verão. “É importante lembrar que os sucos precisam ser consumidos logo após o preparo e, de preferência, sem açúcar”, afirma Silvana.
Aos que se preocupam com o peso, a especialista explica que o valor calórico dos sucos varia de acordo com a fruta, mas ainda assim, eles são alimentos saudáveis por serem ricos em nutrientes. Se você, porém, não quer correr o risco, opte por sucos com frutas diluídas em água – como o de maracujá, limão e abacaxi – que são menos calóricos. Quem quiser recorrer às frutas, saiba que a melancia, por exemplo, possui 90% de água em sua composição. Melão, morango, carambola, limão e alguns vegetais como pepino, tomate e aipo também contêm grande quantidade de água.
Para os praticantes de atividade física, o uso de bebidas isotônicas* e água de coco também é recomendado. Segundo Aline, os dois tipos de líquido possibilitam a reposição de água e sais minerais perdidos durante os exercícios. “A necessidade de se hidratar aumenta com a prática de esportes, pois a perda de água na transpiração é muito mais intensa”, finaliza a nutricionista.
* Os isotônicos não devem ser ingeridos por pessoas com doenças renais. FONTE:http://abiliodiniz.uol.com.br/main.jsp?lumPageId=4028AAA32A8A7A82012AB04A3CC22D28
Nenhum comentário:
Postar um comentário